segunda-feira, 20 de junho de 2011

. segunda-feira, 20 de junho de 2011
0 comentários

PREFEITURA DE GARUVA

OFERECE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÁVEL

A alimentação fornecida aos estudantes matriculados nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Garuva é outro fator que merece destaque no que se refere a educação municipal. Respaldados por um teste de aceitabilidade, o cardápio é montado através de uma parceria entre a nutricionista da Prefeitura de Garuva, diretores e merendeiras das Escolas, Prés e Creches do Município. O resultado de tal trabalho é a oferta de uma alimentação escolar capaz de atender as necessidades nutricionais dos aproximadamente dois mil estudantes matriculados na Educação Infantil e Anos Inicias e Finais do Ensino Fundamental das Unidades Educacionais mantidas pela Prefeitura de Garuva durante o período em que se mantém nas Escolas, intensificando assim, a qualidade na alimentação diária de todos. A Prefeitura de Garuva e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE custeiam os recursos necessários à aquisição dos ingredientes que integram o cardápio que é montando bimestralmente. Abaixo, segue o cardápio para os meses de Junho e Julho/2011:

ESCOLA MUNICIPAL VICENTE VIEIRA

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;

3ª feira: risoto de carne, salada de alface e tangerina;

4ª feira: macarrão com picadinho, salada de repolho e laranja;

5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;

6ª feira: bolo sabor de cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

PRÉ ESCOLAR DENTE DE LEITE

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, frango e feijão;

3ª feira: risoto de carne e legumes e tangerina;

4ª feira: macarrão com picadinho, salada de alface e laranja;

5ª feira: sanduíche natural (pão fatiado, margarina, frango desfiado, cenoura ralada) e café com leite;

6ª feira: bolo sabor de cenoura com cobertura de chocolate na 1ª sexta-feira, banana na 2ª sexta-feira, nega maluca na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e banana.

ESCOLAS MUNICIPAIS COM MENOS DE 300 ALUNOS

2ª feira: sopa de legumes, macarrão, músculo e feijão;

3ª feira: risoto de frango, salada de repolho e tangerina;

4ª feira: pão fatiado com margarina e doce, achocolatado e banana;

5ª feira: polenta com frango ao molho e salada de alface;

6ª feira: bolo sabor cenoura na 1ª sexta-feira, chocolate na 2ª sexta-feira, banana na 3ª sexta-feira e farofa na 4ª sexta-feira, café com leite e laranja.

CRECHE MUNICIPAL “FREI JOSÉ BERTOLDI” E CRECHE MUNICIPAL “JOÃO DE DEUS”

2ª Feira

3ª Feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

Café da Manhã

Café com leite

Pão fatiado com margarina e doce

Maçã

Café com leite

Pão fatiado com patê de milho

Café com leite

Bolo de Fubá e

Mamão

Café com leite

Pão fatiado com margarina e doce

Laranja

Café com leite

Pão fatiado com patê de cenoura

Banana

Almoço

Arroz, feijão, frango em cubos com cenoura e batata e salada de repolho, chá

Arroz, feijão, picadinho com chuchu, farofa e salada de alface, chá

Arroz, feijão, frango assado, farofa e salada de beterraba, chá

Arroz, feijão, macarrão a bolonhesa, salada de cenoura, chá

Arroz, feijão, frango ao molho, polenta e salada de chuchu, chá

Lanche da Tarde

Mingau de amido sabor chocolate e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Iogurte, banana picada e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Mingau de amido sabor baunilha e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Gelatina e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Frutas com calda de chocolate e, para o maternal I, mamadeira de leite integral com açúcar e mingau de arroz

Jantar

Sopa de legumes com arroz e frango

Sopa de legumes com macarrão e carne

Sopa de feijão com macarrão, legumes e carne

Bolo de cenoura com cobertura e achocolatado

Canja com legumes e arroz

Ainda se referindo as Creches, as refeições ofertadas para as crianças do maternal 1 deverão ser amassadas ou picadas para facilitar a ingestão e melhorar a aceitação. Além disso, as sopas não são liquidificadas e os legumes são amassados com garfo ou passados na peneira. Todos os cardápios mantêm-se afixados em locais visíveis na cozinha, refeitório, sala dos professores e secretaria da Escola. Márcia Corrêa que é Secretária Municipal de Educação em Garuva afirma que “incentivamos a construção e a manutenção de hortas nas Escolas Municipais a fim de que seus produtos sejam inseridos na alimentação escolar. Além disso, os alimentos possuem valor nutricional comprovado e a associação entre eles garantem uma alimentação saudável, sustentável e de elevada qualidade – o que consideramos ser indispensável para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes”. Por fim, qualquer alteração no cardápio é registrada no caderno da merenda com justificativa da direção e da merendeira da Escola.

Foto e texto: divulgação SME/2011

Read More »»

quinta-feira, 9 de junho de 2011

. quinta-feira, 9 de junho de 2011
0 comentários

GARUVA PARTICIPA DA 4ª CONFERÊNCIA REGIONAL

DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

No dia 01 de Junho/2011 no campus da Faculdade Anhanguera de Joinville aconteceu a 4ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional tendo como tema “A Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”. O evento contou com a participação de representantes dos municípios de Garuva, Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú além da sociedade civil e convidados. Garuva foi representada por membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEAM que irão à Conferência Estadual no mês de Agosto em Florianópolis. Em Joinville, os grupos de trabalho discutiram sobre a Rede de Segurança Alimentar e Nutricional da região abordando assuntos relacionados aos avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Durante a 4ª Conferência, o município de Garuva marcou presença através de 30 participantes, sendo 05 governamentais e os demais da sociedade civil. Os representantes governamentais foram Paulo Antonio Callegari que é Secretário Municipal de Estratégias Rurais, a Nutricionista da Epagri senhorita Cristina Ramos, os servidores da Secretaria Municipal da Saúde senhora Marli Vollmer Kessler e Renan Santana, a Nutricionista da Prefeitura de Garuva senhorita Silvana Mews e Dione Benevenutti que é Técnica Extensionista da Epagri. “Além de possibilitar ampliações no tocante ao tema, a conferência conseguiu um maior estreitamento nas relações de trabalho ocorridas nas mais diferentes realidades – o que acreditamos ser extremamente importante. Ficamos satisfeitos em podermos participar do evento,” afirma a nutricionista Silvana Mews.

Foto e texto: divulgação SME/2011

Read More »»

domingo, 5 de junho de 2011

. domingo, 5 de junho de 2011
0 comentários

ESCOLA DE GARUVA REALIZA

VIAGEM DE ESTUDOS PARA CURITIBA

Atendendo as especificidades do Plano de Curso Anual desenvolvido pelos professores, diretores e especialistas para aplicação nas Escolas pertencentes à Rede Municipal de Ensino, no último dia 28 de Maio/2011, setenta e um alunos, seis professores e uma diretora da Escola Municipal Maria Martins Budal localizada na Vila Trevo estiveram na capital paranaense a fim de conhecerem o Parque Tanguá e o Jardim Botânico de Curitiba/PR. A iniciativa busca reforçar a teoria obtida em sala de aula através da vivência prática em cenários extracurriculares. As intervenções associam pessoas e conhecimentos em meio a dados históricos, geográficos, econômicos, culturais, etc. Silvana Salomão que é responsável pela Escola afirma que “associar teoria à prática é indispensável à amplitude do processo de entendimento. Além disso, orienta um relacionamento mais harmonioso entre homem x natureza – o que acreditamos ser indispensável”. Márcia Aparecida Amaral Corrêa que é Secretária Municipal de Educação diz que “os resultados obtidos com as viagens de estudos já comprovaram o excelente auxílio ao processo de ensino aprendizagem. Através dessa ação, nossos estudantes se aproximam da realidade e, in loco, fomentam relações entre teoria e prática – o que é de extrema significância para todos”.

________________________________________________________________________________

Texto e Foto: divulgação SME/2011

Read More »»